O Legado abriu recentemente no mesmo espaço da primeira casa de francesinhas de Vila do Conde - O Eusébio -, daí o nome, pois como é lema do restaurante "Mais do que uma experiência, um legado", funcionando quase como uma passagem de testemunho. Recordo-me de ter comido lá a primeira francesinha da minha vida, da qual era extremamente fã, até começar a surgir imensa oferta, subindo as minhas expectativas. Ao fim de algum tempo, a francesinha d'O Eusébio, já não me enchia as medidas, tal como aconteceu com a d'O Legado, pois não cumpre muitos dos meus requisitos numa boa francesinha.
Em termos de localização, fica na Avenida Brasil, logo em primeira linha de mar, daí ser uma zona de muita passagem e movimento. O espaço tem uma decoração mais sofisticada, com umas linhas mais modernas. Gostei da decoração e dos sofás nas mesas, que nos fazem sentir mais confortáveis, tornando o ambiente mais acolhedor.
Optamos pela Francesinha Especial (8,50€), que inclui bife, queijo, fiambre, linguiça, presunto, chourição, ovo estrelado e batatas fritas. Como habitual, pedi para retirarem a linguiça e que servissem o bife bem passado. Nunca antes tinha comido francesinha com presunto e, apesar de não ser algo que adore, acho que combina bastante bem. Sem dúvida de que a francesinha é bem recheada e que os ingredientes são frescos. Gostei bastante do bife, pois a carne era bem tenra e suculenta.
No entanto, achei que tinha pouco queijo, ou então, não estava suficientemente derretido. Gosto mais de francesinhas em forno de lenha, pois gosto delas bem tostadinhas e quentinhas, o que não é o caso, de todo!
As batatas fritas eram muito boas e servidas em doses generosas. Ao contrário da maioria das pessoas, prefiro batatas fritas congeladas em vez de batatas caseiras, daí ter gostado destas. No entanto, prefiro quando servem as batatas num recipiente diferente e vou colocando no meu prato à medida que vou comendo, pois colocando junto com a francesinha, fico com o prato demasiado cheio e não é tão prático comer a francesinha, além de que as batatas ficam "ensopadas" de molho, e gosto delas mais estaladiças.
Relativamente ao molho, não é dos meus favoritos, pois é um molho doce, e gosto dos mais picantes e espessos. Não é mau, mas não é dos meus favoritos, mas claro, vai do gosto de cada um! Se conhecerem as francesinhas do Mestre - outra casa de francesinhas muito famosa em Vila do Conde - e gostarem do molho, certamente também irão gostar destas. O gerente d'O Legado era um dos sócios-gerente do Mestre, daí as semelhanças em vários aspetos, inclusive o molho da francesinha. Eu não sou nada fã das francesinhas de lá, daí ter deixado de o frequentar há vários anos; talvez por isso, também não tenha gostado destas. Na minha opinião, podiam ter inovado um pouco, já que criaram um novo espaço.
Apesar de tudo, considero o preço da francesinha acessível, considerando que é bastante recheada e bem servida, como disse. Pagamos cerca de 19€ para 2 pessoas com francesinha e bebida, o que é bastante em conta.
Em relação ao serviço, foi bastante rápido, pois fomos servidos cerca de 5-10 minutos após termos feito o pedido, o que nem sempre é bom sinal, pois demonstra que a francesinha estava pré-feita e foi só colocar um pouco no forno para o queijo derreter; na minha opinião, não foi o tempo suficiente, pois estava demasiado "branca" para o meu gosto. O atendimento é ok, podia ser mais simpático e atencioso, pelo menos da nossa experiência.
Gostei dos pratos que usam para servir a francesinha e do recipiente para servir o molho, são muito giros.
Para concluir, gostei da experiência, mas certamente não será um sítio que irei repetir quando estiver com desejos de comer uma francesinha, pois acho que Vila do Conde tem casas de francesinhas bem melhores do que esta - como O Eusébio ou o Inova. Mas experimentem pois, como disse, vai do gosto pessoal de cada um; o meu namorado, por exemplo, gosta mais desta francesinha do que outras que temos na nossa cidade.
Comida: ★★★
Qualidade-preço: ★★★★
Menu: (indisponível)
Comentários
Enviar um comentário