Já queria experimentar o Cortesia há algum tempo, mas ainda não tinha surgido a oportunidade. Desta vez, fui um bocadinho por impulso e marquei mesa em cima da hora, mas ainda consegui lugar, apesar de ir jantar a um sábado. Apesar disso, ACONSELHO QUE RESERVEM MESA, pois apesar de o espaço ser bastante amplo, enche rápido, pois é bastante conhecido na zona e tem muita afluência.
A decoração é super gira e original, com sofás muito coloridos e confortáveis, vários espelhos e plantas, tudo pormenores que adoro. O único aspeto a melhorar, na minha opinião, é o facto de ter pouca luz, algo que valorizo muito enquanto estou a jantar.
Quando chegamos, os funcionários colocam individuais, bem como talheres, que desinfetam na hora, os quais transportam num pequeno carrinho de mão. Gostei muito do conceito e do cuidado na apresentação.
O menu do restaurante está disponível através de QR Code, que é apresentado numa imitação de um telemóvel feita em madeira. Super original. Os funcionários apontam o pedido diretamente no tablet. É uma ideia original, sobretudo neste momento, para evitar que haja vários contactos com a carta. Reparei que este menu está descrito como Menu Pop-up Primavera-Verão, o que indica que alteram o menu consoante a época do ano, variando os pratos em função dos produtos da época, o que é excelente. O meu namorado achou que a carta tinha pouca diversidade, mas até nem fiquei com essa impressão, já que têm opção de carne, peixe, vegetariano e menu kids, o que não se encontra em todos os restaurantes.
Para entradas, pedimos apenas o Couvert (0,90€ por pessoa), que inclui foccaccia italiana, mix de tostas, manteiga dos Açores, azeite virgem e azeitona napolitana. A manteiga de queijo da ilha era muito saborosa, bem como a azeitona triturada, apesar de que seria melhor se fosse uma pasta, permitindo barrar no pão. O outro acompanhamento era azeite, algo que não gosto nada de "molhar" no pão, mas é uma questão de gostos. Apesar de ter muita diversidade de pães (e.g., beterraba, sementes, etc.), gostava que tivessem broa, pois adoro.
Apesar de o restaurante ser mais especialista em pratos de carne (creio eu), eu optei por uma Tagliateli de trufa (15€), que inclui tagliatelle com cogumelos, trufas e queijo de S. Jorge. Era muito saborosa, bem temperada, servida em doses generosas e incluindo ingredientes frescos. Recomendo imenso.
O meu namorado optou pelo prato de Bacalhau "da Serra" (16€), que é uma posta de bacalhau do lombo central, confeitado em azeite virgem, servido com crosta de pão caseiro, terrina de batata, esparregado e bolo de bacalhau e queijo da Serra. Ficou um bocado desiludido, porque o bacalhau servido era cozido, e não na brasa, o que seria mais interessante. A batata, o bolinho de bacalhau e o esparregado, eram saborosos. No entanto, as doses servidas são pequenas para o preço praticado.
Sem dúvida, gostei mais do meu prato do que o meu namorado. Talvez numa próxima experimentemos a picanha ou o arroz de marisco, que também me recomendaram.
Para sobremesa, pedi algo que nunca antes vi na carta de um restaurante, e que é um dos meus doces favoritos - Rolo de canela (bolo de espiral com canela, servido com caramelo salgado e gelado de baunilha), que custa 4€ -, que estava bem quentinho e com um sabor intenso a canela, muito agradável para fãs deste doce. Apesar de ser pequeno, era caseiro e muito fofo. Além disso, o gelado de baunilha combina bem, criando aquele contraste quente-frio, que adoro. Servem demasiado caramelo, na minha opinião, tornando-se mais enjoativo.
O meu namorado optou pelo Brownie de chocolate (4€) - naco de brownie, caramelo flor de sal, frutos vermelhos e quenelle de tangerina -, que era bom, mas não soberbo. Podia ser mais húmido e estar mais quentinho, além de ser bastante pequeno. O gelado de tangerina a acompanhar não é muito saboroso e não é para todos os gostos; penso que poderiam optar por um sabor mais neutro, como baunilha ou nata, por exemplo. Os frutos vermelhos que acompanham o brownie são frescos e muito bons.
Relativamente ao serviço, é rápido e eficiente. O atendimento é simpático, mas os funcionários revelam pouca experiência e falta de formação para um restaurante com este requinte. Tal pode ter sido devido ao facto de estarem a criar uma equipa nova após a reabertura imposta pelo Governo face à pandemia, daí que os funcionários não tenham experiência. Apesar disso, o atendimento foi bom.
Em termos de preço, pagamos cerca de 20€ com entrada, prato principal, bebida e sobremesa, o que considero um pouco elevado para as doses servidas. Na minha opinião, pagamos por um atendimento, que podia ter sido melhor.
Qualidade-preço: ★★★
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