Passei uma noite no Hotel Rural Maria de Fonte com os meus pais e a minha irmã, e gostamos bastante da experiência. Descobri o espaço por acaso, enquanto procurava um hotel aqui perto no Booking, e foi de encontro às nossas expectativas.
Fiz a reserva no Booking (também podem fazer através deste link) e paguei 190€ para 4 pessoas, tendo selecionado um Quarto Duplo - com cama de casal, para os meus pais - e um Quarto Twin - com duas camas de solteiro, para mim e para a minha irmã. O preço foi acessível, considerando que marcamos o alojamento para o mês de agosto, em que os preços são naturalmente mais altos.
A localização não é a melhor, pois a zona envolvente é bastante pacata e fica afastada do centro de Póvoa de Lanhoso, exigindo que nos desloquemos de carro para ir a restaurantes ou outros serviços. No entanto, tem a vantagem de ficar no meio da Natureza.
O horário do check-in e do check-out mudou devido à situação do COVID e tal não foi atualizado no Booking, pelo que chegamos um pouco mais cedo do que era suposto. Sendo assim, o check-in é permitido a partir das 15 horas e o check-out até às 11 horas. Após fazermos o teste rápido do COVID, subimos para o quarto e o nosso não estava pronto; as funcionárias de limpeza ainda nem sequer tinham começado a limpar o quarto que nos estava destinado, revelando alguma desorganização do staff. Tivemos que colocar as nossas malas provisoriamente no quarto dos nossos pais, o que foi um pouco chato. Compreendo que tenham o hotel cheio - na receção, disseram-nos que tinham 34 quartos ocupados -, mas deveriam ter-se organizado melhor, pois o quarto tem de estar obrigatoriamente pronto à hora do check-in, tendo sido este um dos poucos pontos negativos da estadia.
Relativamente ao atendimento, quer na receção como na zona de refeições, foi mediano. Explicaram-nos algumas regras de funcionamento do hotel, que foram alteradas devido à pandemia, no momento do check-in.
No que toca ao interior do hotel, tem uma decoração rústica muito gira e luminosa, tratando-se de uma casa de pedra que foi recuperada.
No dia em que abandonamos o hotel estavam a substituir a alcatifa dos corredores, denotando-se que fazem melhorias contínuas no hotel, o que é ótimo. As zonas de lazer comuns têm boas condições, com vários sofás e TV para os hóspedes que quiserem utilizar.
Para além disso, a zona envolvente é muito agradável, pois dispõe de amplos jardins com várias árvores de fruto e animais (e.g., cavalos, vacas, porcos, coelhos, galinhas, cabras, etc.), que ficam localizados numa zona por trás da piscina exterior, sendo esta uma atração que deve cativar, sobretudo, as crianças.
A piscina exterior não requer marcação e é bastante ampla, dispondo de várias espreguiçadeiras, guarda-sóis e um pequeno bar. Gostei imenso, dos pontos mais fortes do hotel. Também tem piscina para as crianças. Além disso, tem um campo de ténis, do qual não usufruímos.
Já a piscina interior, exige marcação prévia, sendo que cada família tem direito a usufruir desta piscina durante 30 minutos, momento em que a piscina é reservada exclusivamente para eles. Acabamos por não experimentar a piscina interior nem o ginásio, mas fui espreitar ambos e pareciam ter boas condições.
Os quartos têm boas condições, apresentando camas confortáveis e WC's atualizados, com todas as comodidades necessárias. Além disso, são bastante luminosos e incluem TV. O nosso quarto tinha um pequeno terraço com duas cadeiras e uma mesa, que foi muito útil para colocar as toalhas de praia a secar, mas também poderá ser interessante para quem fumar, por exemplo. O único aspeto negativo dos quartos foi não terem persianas e terem cortinas bastante claras, entrando muita luz logo de manhã, pelo que acordamos bem cedo. Além disso, não dispõem de ar condicionado, pelo que, em noites mais quentes, como foi o caso, têm de dormir de janela aberta.
Outro aspeto negativo a apontar foi o facto de não ter wi-fi nem rede móvel em muitos pontos do hotel, dificultando até as chamadas entre a família dentro do alojamento. Deveriam melhorar as condições da internet, pois é um fator importante.
O hotel dispõe de estacionamento gratuito no interior. O portão fecha às 00h00, mas podem ligar para o contacto que o staff vos dá para abrirem o portão, caso cheguem mais tarde.
No que toca ao pequeno-almoço, é necessário fazer marcação, sendo que este é servido entre as 8h e as 10h. Na entrada, a funcionária dá luvas descartáveis a cada hóspede, para que nos possamos servir à vontade, sem entrar em contacto direto com a comida e os utensílios de cozinha, o que é excelente. Denota-se bastante cuidado com as normas de higiene impostas pela DGS em todo o hotel.
O pequeno-almoço é fresco e variado, apresentando várias opções de pão (e.g., cereais, torrada, integral, biju), bolos (e.g., panquecas, croissants, bolo caseiro), fruta (e.g., melão, melância, pêssego em calda, laranja e abacaxi), compotas (e.g., doce de abóbora, kiwi, tomate, marmelada, nutella), iogurtes sólidos (de sabor à escolha), cereais, queijos (e.g., flamengo, chévre, brie), fiambre e chourição, sumos, leite (inclusivamente, de soja, que é raro) e café.
No geral, gostei e tem oferta suficiente. Não foi dos melhores pequenos-almoços de hotel que já comi, mas é bastante variado. Gostei imenso do croissant, que era bem fresquinho, bem como dos queijos e compotas. A fruta não me surpreendeu, pois não sou propriamente fã de nenhuma delas, à exceção do melão, mas claro que isso é um gosto pessoal. O pão também era fresco e saboroso, mas as panquecas eram um pouco secas e sem sabor, apesar de parecerem ser caseiras. O sumo de laranja natural também era excelente.
Para além dos pequenos-almoços, esta zona de refeições também pode ser usada para almoços e jantares, que exigem marcação prévia. Acabamos por não comer nenhuma vez no restaurante, mas têm várias opções de carne e peixe a preços acessíveis.
No geral, gostamos da experiência, embora naturalmente, tenha alguns pontos a melhorar. No entanto, recomendo se procurarem um hotel calmo, no meio da natureza, pois é o ideal para relaxar uns dias junto da família. Gostava de ter ficado mais tempo, mas não foi possível. Talvez numa próxima visita.




















Comentários
Enviar um comentário