Nunca antes tinha feito um post aqui no blog sobre a minha experiência em hóteis e outros alojamentos, mas a experiência no Outeiro Tuias foi tão surpreendentemente positiva, que é mesmo o momento certo para começar com este tipo de reviews.
Este alojamento não me foi recomendado por ninguém. Encontrei por acaso enquanto pesquisava um sítio giro para passar o fim-de-semana com o meu namorado aqui perto. Fiz a reserva no Airbnb (podem fazê-lo também aqui), mas também podem fazer através da Booking (através deste link). No nosso caso, pagamos 160€ por duas noites, mas poderá variar ligeiramente em função das datas e do quarto selecionado.
Mal chegamos ao local, que fica a cerca de uma hora de viagem de Vila do Conde, fomos recebidos pelo anfitrião José Maria, que tão bem nos acolheu. Apresentou-nos o espaço, mostrando-nos a zona da piscina, a zona de pequenos-almoços, a sala de lazer comum, os vastos jardins, a capela, entre outros.
Toda a decoração rústica é deslumbrante, com cada pormenor bem pensado, criando um ambiente bastante familiar, que nos faz sentir em casa desde o minuto em que chegamos.
Além disso, contou-nos um pouco da história do local, que logo nos fascinou. Trata-se de um solar renovado, que remonta ao século XVII, tendo permanecido sempre na mesma família há mais de 400 anos. Ao longo dos anos, os anfitriões Inês e José Maria foram renovando o espaço, tornando-o o mais cómodo possível.
De seguida, o Sr. José Maria apresentou-nos o nosso quarto, sendo que optamos pelo Quarto das janelas, que era bastante amplo e confortável, com uma decoração neutra muito gira, que incluía uma cama Queen Size e um WC privativo equipado com secador de cabelo, produtos de higiene, roupões e toalhas de banho. Além disso, temos à disposição uma máquina de café. O quarto é muito luminoso e super bem decorado, tendo sido já renovado, tal como os outros quartos do espaço. O WC é um pouco mais antigo, mas reúne todas as condições necessárias.
Neste caso, pagamos 80€ por noite, no mês de julho, sendo que podem encontrar outros preços ligeiramente diferentes nos outros quartos do alojamento, que são sete no total. O anfitrião mostrou-nos a suite e também ficamos fascinados, pois é enorme e muito bonita.
Depois de nos acomodarmos, fomos jantar ao centro de Marco de Canaveses, que fica a cerca de 3km do Outeiro Tuias. Sem dúvida que a localização é muito boa e permite-nos conhecer os principais pontos de interesse de Marco de Canaveses, além de que fica super perto de uma zona com várias opções de restauração.
Dormimos muito bem em ambas as noites, apesar de estar um pouco quente durante a noite, como seria de prever no mês de julho. Como deixamos as cortinas e os black-outs fechados durante o dia, o quarto ficou mais fresco, o que ajudou. Além disso, o quarto dispõe de ventoinha, caso necessário.
Depois de repormos energias, serviram-nos um pequeno-almoço delicioso, que é servido a partir das 8h30. Fomos os primeiros a chegar à zona dos pequenos-almoços e fomos logo recebidos por duas meninas muito simpáticas, que prontamente nos acompanharam até à nossa mesa, que estão divididas em duas salas face às medidas do COVID, que são todas cumpridas. Para evitar vários contactos com a comida e talheres, as meninas é que nos serviram.
Têm imeeeensas opções de comida caseira fresca e deliciosa, dá vontade de comer um bocadinho de tudo. Têm vários tipos de pão (e.g., cereais, girassol, pão de torrada, pão integral) e podem, ainda, usar a torradeira. Têm manteiga, queijo (e.g., fatiado e brie), fiambre (e.g., de perú e de porco), vários doces (e.g., cereja, morango, pêssego), nutella e mel. Além disso, têm croissants folhados, bolos caseiros (e.g., laranja, iogurte e limão), panquecas. Ainda, têm variadas frutas da época (e.g., morangos, melância, melão, laranja, kiwi, ananás), chocapic, flocos de aveia, iogurte natural, leite, café, sumo de laranja, limonada, entre outros.
Para além disso, ainda podem pedir ovos, que são confecionados na hora, sendo que provei os ovos escalfados no primeiro dia.
Sem dúvida, o pequeno-almoço é soberbo, com imensa opção para todos os gostos e muito fresco. O pequeno-almoço é um dos fatores de decisão mais importantes quando escolho um alojamento e, se são como eu, não se vão arrepender nem um bocadinho nesse aspeto (nem em nenhum outro, claro!). Podem, ainda, aproveitar para tomar o pequeno-almoço na mesa da varanda, aproveitando ainda mais o som da natureza, que é encantador.
Já em relação à zona da piscina, existem várias espreguiçadeiras, redes de descanso e insufláveis para relaxarem na água. A piscina é bastante ampla e a zona de lazer muito agradável.
Achei um máximo os anfitriões servirem limonada fresca durante a tarde gratuitamente. Além disso, apresentam um menu de snacks rápidos (e.g., sandes, tostas, etc.) para quem quiser petiscar durante a tarde.
Os jardins envolventes são muito agradáveis, embora alguns espaços ainda não tenham sido renovados e, por isso, tenham muita vegetação. Podem visitar as vinhas e caminhar até à Igreja de Marco de Canaveses, por exemplo.
O ponto mais positivo desta experiência foi, sem dúvida alguma, os fantásticos anfitriões Inês e José Maria, que são super simpáticos, disponíveis e responsivos. Deram várias sugestões de restaurantes e locais a visitar na zona, o que foi ótimo. São muito preocupados com a satisfação e bem-estar dos hóspedes, e isso é fundamental.
Se procuram um alojamento para relaxarem e se abstraírem do stress do dia-a-dia, este é o sítio ideal. Foi maravilhoso estar em contacto com a natureza e poder relaxar num ambiente tão agradável e confortável. Recomendo imenso e pretendo voltar em breve!
Comentários
Enviar um comentário